quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ótima oportunidade para formação na Itália

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE: “ESPECIALISTA EM MARKETING DO TURISMO INTERNACIONAL”
• O curso é financiado pelo Ministério Italiano do Trabalho, Saúde e Políticas Sociais, no âmbito do programa de formação dos Italianos residentes no estrangeiro – Projeto “ARTUR” – promovido pelas seguintes organizações da Itália e do Brasil: CS Aziendale scarl – Casa di Carità Arti e Mestieri – API Formazione scrl – Consorzio per la Promozione Turistica del Canavese – ENAS – CTC Operadora – Obiettivo Lavoro Recursos Humanos limitada – Centro Universitario Ítalo-Brasileiro – ASSOCIAZIONE PIEMONTESI DI SAN PAOLO.
• É destinado a mulheres e homens desocupados entre 18 e 64 anos, que possuam um certificado de conclução de ensino médio, cidadania italiana reconhecida por lei e residência brasileira. Os pretendentes deverão apresentar o certificado AIRE que deverá ser solicitado ao Consulado da Itália. O acesso ao curso está subordinado a um processo de seleção (entrevista e avaliação de aptidão).
• O especialista que terminará o curso ajudará os responsávels da empresa turística na individuação de novos mercados turísticos e no potenciamento dos existentes para o que concerne o turísmo internacional de incoming e outgoing no Brasil. O curso se propoen fornecer aos alunos as competências nessesarias e o potenciamento das capacidades linguísticas, para colocar-se no interior de organizações (entidades publicas, tour operator, agências de viagem) que trabalham para a criação, promoção, venda de produtos e serviços turísticos, em particular no setor internacional, que representa uma grande possibilidade de emprego futuro para os alunos.
• O curso terá a duração total de 1000 horas, distribuídas em 6 seções:
• módulo BÁSICO de 164 horas (recepção, orientação profissional, pesquisa do trabalho, organização de empresa, lições de informática com método FAD (formação a distância), igualdade de oportunidades, projeto de estágio);
• módulo TRANSVERSAL de 40 horas (técnicas de comunicação, trabalho em team, problem solving);
• módulo TÉCNICO – ESPECIALISTA de 204 horas (métodos de análise do mercado, técnica de comunicação, economia e recursos turísticos do território, teoria e técnica de marketing turístico, técnicas de venda, organização das vendas do produtos e serviços turísticos, economia e organização do turísmo na Itália, categorias de empresas turísticas, “project management” no setor do turismo);
• módulo de LINGUÍSTICA - ESPECIALISTA de 184 horas (inglês técnico para o turismo, espanhol técnico para o turismo, italiano técnico para turismo);
• módulo ESTÁGIO de 392 horas (uma parte na empresa-entidade no Brasil, a segunda parte na empresa-entidade na Itália);
• EXAME FINAL de 16 horas (com prova escrita e oral).
• A partecipação ao curso é gratuita. Todos os custos de viagem e permanência na Itália durante o periodo de estágio e formação dos alunos (total de 200 horas), serão a cargo dos organizadores.
• A freqüência no curso e a superação do exame final, consentirão a obtenção de um certificado de qualificação reconhecido no Brasil.

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE REQUALIFICAÇÃO
“FORMAÇÃO PARA OCUPADOS”
• Os cursos são financiados pelo Ministério Italiano do Trabalho, Saúde e Políticas Sociais, no âmbito do programa de formação dos Italianos residentes no estrangeiro – Projeto “ARTUR” – promovido pelas seguintes organizações da Itália e do Brasil: CS Aziendale scarl – Casa di Carità Arti e Mestieri – API Formazione scrl – Consorzio per la Promozione Turistica del Canavese – ENAS – CTC Operadora – Obiettivo Lavoro Recursos Humanos limitada – Centro Universitário Ítalo-Brasileiro – ASSOCIAZIONE PIEMONTESI DI SAN PAOLO.
• São destinados a homens e mulheres ocupados entre 18 e 64 anos, sem título de estudo específico, com cidadania italiana reconhecida pela lei e residência brasileira (certificado AIRE). O acesso ao curso está subordinado a um percurso de seleção (entrevista e avaliação atitudinal).

Curso de “PANIFICADOR”
O objetivo é a aquisição das competências para operar com profissionalidade no laboratórios artesanais e/ou industriais, para a produção de pão e produtos similares.
• O curso terá a duração total de 200 horas, distribuídas em 3 seções:
• módulo BÁSICO de 44 horas (recepção, acesso ao mercado do trabalho, lições de informática com método FAD - formação a distância - segurança do trabalho);
• módulo TÉCNICO – ESPECIALISTA de 148 horas (segurança e higiene do trabalho, o sistema HACCP, produtos, ingredientes, máquinas e equipamentos, amassam de massas, massas folhadas e semi preparados, levedação dos semi preparados, cozimento dos produtos e panificação);
• EXAME FINAL de 8 horas (com provas práticas).

Curso de “ELETROTÉCNICO”
O objetivo é a aquisição das competências para operar com profissionalidade nos laboratórios artesanais e/ou industriais, no setor da produção e manutenção de equipamentos eletrotécnicos.
• O curso terá a duração total de 200 horas, distribuídas em 3 seções:
• módulo BÁSICO de 44 horas (recepção, acesso ao mercado do trabalho, lições de informática com método FAD - formação a distância - segurança do trabalho);
• módulo TÉCNICO – ESPECIALISTA de 148 horas (elementos de eletromagnetismo, bipolos e redes elétricas, impendências e circuitos, sistema trifásico, campo eletromagnético, implantações elétricas, técnicas de análise e diagnostico dos problemas, segurança das aplicações elétricas e eletrônicas);
• EXAME FINAL de 8 horas (com provas práticas).
• O local onde serão realizados os cursos è o Centro Universitário Ítalo-Brasileiro - Avenida João Dias, 2046 – Santo Amaro CAP 04724-003 - São Paulo (Brasil). Para uma parte do curso será utilizado o método FAD (formação a distância).
• A participação ao curso é gratuita.
• A freqüência nos cursos e a superação do exame final consentirão a obtenção de um certificado de freqüência.
Os interessados na pré seleção no curso deveram apresentar a sua inscrição pelo e-mail: g.manassero@bol.com.br
(até o dia 20 de novembro de 2009).

Maiores informações são disponíveis no endereço eletrônico: g.manassero@bol.com.br

Seminário de Imigração Italiana em BH

Assista a palestra do fotógrafo e cineasta mineiro, Paulo Laborne - http://www.ustream.tv/recorded/2437198

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Aprenda a escolher um bom vinho com um especialista

Expert passa o bê-á-bá do vinho; assista
PAULO GAMA
colaboração para a Folha Online

Branco ou tinto, doce ou seco, aroma queimado ou de baunilha. Se você fica perdido na hora de escolher um vinho em meio a tantas opções, não se desespere. O especialista Eduardo Viotti dá algumas dicas para o internauta não fazer feio --sem gastar muito-- na hora de comprar a bebida. Ele ensina o que procurar em um rótulo, mostra como o formato da garrafa pode ajudar na escolha e explica que a máxima "quanto mais velho melhor" não vale para todos os vinhos; assista. Clique aqui.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Quem diria??? Torcedores de Cruzeiro e Atlético em "perfeita" harmonia

Para quem não acha que "o AMOR constrói", tá aí uma prova. Chega de briga entre as torcidas de Cruzeiro e Atlético. No último clássico entre Cruzeiro e Atlético (12/10), torcedores de ambos os times se uniram para assistirem juntos e torcerem unidos este grande clássico de Minas. No video abaixo, está o meu primo DIEGO PAULON (na poltrona à direita - atleticano - filho do meu tio materno ANTÔNIO PAULON), a sua avó materna (atleticana), seu tio materno (atleticano), sua tia e sua prima (atleticanas e cruzeirenses). É isso mesmo: atleticanas e cruzeirenses. Os seus corações cabem amor aos dois times. Grande exemplo a todos nós. Assista ao vídeo e escreva seu comentário. E PAZ ENTRE AS TORCIDAS!!!
Cláudio Paulon

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Una ballata dedicata a tutti i Veneti nel Mondo


Per la prima volta in assoluto in Italia un’amministrazione regionale, quella del Veneto, ha commissionato un brano musicale dedicato ai concittadini che risiedono all'estero.
A Palazzo Balbi l'assessore regionale ai flussi migratori Oscar De Bona ha presentato alle associazioni venete dell’emigrazione "La melodia dell'emigrante veneto", che è stata intitolata "Sentimento 'Talian”.
Il brano musicale è stato composto da Antonio Fiabane, bellunese, autore di noti testi musicali, come “L'Astronauta” di Federico Stragà.
Il brano – ha sottolineato De Bona - era stato presentato in anteprima a Mendoza in Argentina dove si è riunita la Consulta nei Veneti nel Mondo lo scorso novembre e l’iniziativa era stata accolta con entusiasmo.
In occasione delle festività natalizie la melodia dell’emigrante è stata fatta pervenire su CD Rom a tutte le associazioni dei Veneti sparse per il mondo insieme agli auguri del presidente della Regione Giancarlo Galan e al ringraziamento per tutto ciò che hanno fatto nel rappresentare "il Veneto, lontano dal Veneto".
Ed è proprio quello che si porta l’emigrante nel cuore il motivo conduttore del brano musicale.
Alla presentazione a Palazzo Balbi, insieme ai rappresentanti delle associazioni storiche dell’emigrazione, erano presenti l’autore Antonio Fiabane, il tenore Stefano Emmi e il soprano Liliana Maeran interpreti dell’esecuzione realizzata insieme al coro del gruppo Al Tei, con l’arrangiamento di Alberto Mambrini, mentre le registrazioni sono state curate da Piero Bolzan.
Fonte: http://www.lapiazzamercato.it/veneto/html/home.php?explode=X000091

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio de Janeiro será a sede dos Jogos Olímpicos de 2016

Decisão histórica foi anunciada pelo Comitê Olímpico Internacional nesta sexta-feira, dia 2, na Dinamarca
O Rio de Janeiro será a sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A decisão histórica de levar a maior competição esportiva do planeta para a América do Sul pela primeira vez foi anunciada pelo Comitê Olímpico Internacional nesta sexta-feira, dia 2 de outubro, durante a 121ª Assembléia da entidade, realizada em Copenhague, na Dinamarca. Na disputa, considerada a mais acirrada de todos os tempos, o Rio superou Chicago (Estados Unidos), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão).

A vitória do Rio de Janeiro foi de goleada: 66 a 32 na rodada final contra Madri. Chicago foi eliminada na primeira rodada, com 18 votos (contra 28 de Madri, 26 do Rio e 22 de Tóquio). A candidata japonesa foi a segunda a sair da disputa, com 20 votos (contra 46 do Rio e 29 de Madri). O presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, agradeceu aos representantes dos três níveis de governo – o presidente Lula, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes. “O COI tomou uma decisão histórica. Tenho muito a agradecer. Mas não estou apenas orgulhoso dos representantes dos três níveis de governo. Estou emocionado de ver como eles entenderam o que estes Jogos Olímpicos representam para o Rio e para o Brasil”, disse Carlos Arthur Nuzman.

O presidente do COI, Jacques Rogge elogiou as quatro cidades finalistas e parabenizou o Rio de Janeiro. “Escolher entre quatro cidades excelentes é difícil, mas muito bonito. Quero dar parabéns ao Rio de Janeiro. A escolha traz uma mensagem clara. É importante levar os Jogos para a América do Sul pela primeira vez”, disse Rogge.

A decisão histórica levou às lágrimas o presidente Lula. E a atitude do presidente emocionou autoridades e jornalistas que participaram da coletiva realizada após a eleição. “Chorei na coletiva porque não tive coragem de chorar durante a apresentação. Já passei por tantas coisas, vi tantas personalidades e, de repende, eu era o mais emocionado. O ser humano precisa de desafios e o Brasil precisava desses Jogos Olímpicos. A gente só precisava de uma oportunidade para mostrar que somos uma grande nação. É o dia mais emocionante da minha vida. Sinto um orgulho ainda maior de ser brasileiro. O Rio merece. O Brasil merece. O povo brasileiro merece”, disse Lula.

Antes da votação, a candidatura do Rio de Janeiro emocionou os integrantes do COI na apresentação final. A paixão dos brasileiros pelo esporte e a alegria com que os cariocas recebem visitantes de todo o mundo foram traduzidas com trilha sonora, vídeos e discursos inspirados. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o governador Sérgio Cabral; o prefeito Eduardo Paes; o ex-presidente da Fifa e membro decano do COI, João Havelange, o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; o secretário geral Carlos Roberto Osório; e a iatista Isabel Swan reforçaram os pilares dos Jogos Rio 2016 – excelência técnica, poder de transformar a cidade e o país, agregar valor ao Movimento Olímpico e proporcionar uma experiência única para todos os envolvidos.

Os Jogos Rio 2016 serão os Jogos Olímpicos da celebração da transformação. O evento aproveitará ao máximo a paisagem natural da cidade, a experiência em eventos de grande porte e a hospitalidade dos cariocas para organizar uma festa que empolgará o mundo inteiro. Além do legado de instalações esportivas e do programa de voluntários, o projeto Rio 2016 propõe iniciativas para desenvolver o esporte no Brasil, na América do Sul e no mundo. Para o Movimento Olímpico e Paraolímpico, será a porta para um continente novo e jovem, com 400 milhões de habitantes. “O mais importante foi que essa decisão colocou o Rio de Janeiro no lugar que merece, como uma cidade global, extraordiária, que encantará pessoas de todo o mundo. Foi uma decisão histórica e entregaremos o que o COI quer: jogos com emoção, paixão e celebração. O Movimento Olímpico decidiu mirar o futuro, apostar na juventude”, disse Carlos Roberto Osório, secretário geral da candidatura Rio 2016.

Os Jogos Rio 2016 serão um evento compacto e de excelência técnica. Esporte, cultura e educação estarão integradas com as atividades da cidade. Legados sociais e esportivos estão garantidos pelo trabalho conjunto com os três níveis de governo. Os Jogos Rio 2016 serão um catalisador do progresso esportivo e social para comunidades do Brasil e de todo o mundo.

Fonte: Rio 2016 - COB

Olimpíadas 2016 - O Rio de Janeiro é forte candidato

Acompanhe a decisão ao vivo: clique aqui

Trailer do filme Lula, O Filho Do Brasil